quinta-feira, 4 de maio de 2023

Projeto Digitalização do Acervo Teatro da Barra/ES

A apresentação e entrega do projeto será realizada no próximo sábado, dia 6, a partir das 16 horas, no Espaço Cultural do República da Barra. O evento contará com apresentação da Banda de Congo Tambor Jacaranema, do Bloco Surpresa, do Coral Vovózes e de integrantes do Teatro da Barra. A entrada é gratuita.

O acervo do Teatro da Barra é composto por textos do grupo, materiais divulgados pela mídia, programas de espetáculos, registros audiovisuais, fotografias, documentos pessoais dos fundadores e materiais de outros grupos profissionais de teatro que dialogam com a entidade. Documentos relativos às atividades cênicas e alguns materiais que fazem referências ao teatro nacional e internacional também compõem o conjunto. “O acervo permite não só o resgate da trajetória do Teatro da Barra como também vislumbramos a história do teatro capixaba”, avalia Malverdes.

O projeto de digitalização teve coordenação geral do presidente do Museu Vivo da Barra do Jucu, Sebastião Rodrigues. Segundo ele, a digitalização dos itens proporciona mais visibilidade ao acervo histórico do Teatro da Barra: “Além disso, preserva os documentos originais, evitando o seu manuseio”.

Histórico

Criado em 1974 pelo diretor Paulo DePaula, enquanto esteve à frente da coordenação do Núcleo de Artes da Ufes, a Companhia Teatral Teatro da Barra/ES valoriza as expressões populares, contando histórias e lendas da Capitania do Espírito Santo por meio de textos e apresentando a formação da sociedade capixaba a partir da narrativa das histórias, dos governantes, do povo e, principalmente, do Padre José de Anchieta.

O Teatro desenvolvido por Paulo DePaula levou pela primeira vez ao palco do Teatro Castro Alves, em Salvador, a Banda de Congo da Barra do Jucu, apresentando os mestres Honório e Alcides e as raízes da maior expressão cultural barrense, capixaba e brasileira.

O Teatro da Barra desenvolve, há 41 anos, oficinas de iniciação e capacitação das artes cênicas e cinematográficas, produção literária e consultoria pedagógica, resgate e manutenção da memória cultural local e atividades festivas que pontuam eventos de agregação e interação comunitária.

O projeto de digitalização do acervo do Teatro da Barra foi desenvolvido com recursos do Governo do Estado, por meio do Fundo estadual de Cultura (Funcultura), gerido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult). O Museu Vivo da Barra do Jucu, a Associação de Arquivistas do Espírito Santo, o Laboratório de Sistemas de Informação Digital da Ufes e o Departamento de Arquivologia são apoiadores da ação.

Adriana Damasceno (SUPECC/UFES), com informações da coordenação do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário