quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Curso de Especialização em Gestão e Tratamento de Acervos Musicais


A gestão e tratamento da documentação musical no Brasil, pela natureza do texto musical e características notacionais em si exige, além dos conhecimentos arquivísticos ou biblioteconômicos gerais, uma bagagem de conhecimentos específicos que incluem aspectos organológicos, teóricos e gramaticais especificamente musicais, além das normativas de catalogação internacionalmente aceitas (RISM).



Não existe nenhum tipo de capacitação específica no Brasil, o que deixa o patrimônio musical brasileiro sem o devido e necessário tratamento documental. Esse patrimônio se encontra nos mais diversos centros urbanos do país, espalhado por bibliotecas, arquivos, museus, além de orquestras e bandas, cujos responsáveis precisam também da capacitação aqui proposta.

Este curso visa a preparar profissionais para o desenvolvimento das atividades de tratamento biblioteconômico e/ou arquivístico, em nível de especialização, diferenciado pelo seu envolvimento com a documentação relativa à música, portanto, dando o suporte necessário a todos os usuários interessados nesse tipo específico de documento, vinculados à prática musicológica, à atividade docente ou performática, dentre outras.

Objetiva-se desenvolver e aprofundar a formação de diplomados em cursos de graduação em Biblioteconomia e/ou Arquivologia, fornecendo capacitação técnica e conceitual de natureza musical, com a finalidade de garantir o tratamento adequado da informação especificamente musical.

Ver mais em: http://www.acervosdemusica.ici.ufba.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário