sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Guia de Fundos Coleções Particulares



O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro vem desenvolvendo, desde 2006, e pela primeira vez nos seus 117 anos de existência, comemorados em 5/8/2010, o seu Guia de Fundos. Este instrumento permite o mapeamento da documentação – em todos os suportes – existente em seus depósitos, organizando-a de acordo com sua procedência, pública e/ou privada.



O Guia e sua divulgação on-line facilitam a consulta e permitem o controle físico e topográfico de todo o acervo, além de favorecer a construção da política institucional de arranjo e descrição. Apesar das muitas pesquisas acadêmicas e dos mais diversos trabalhos sobre o Rio de Janeiro, o acervo do Arquivo da Cidade não tinha, até este momento, o controle sistemático de seu acervo e a recuperação dos fundos que o compõem. Trata-se de um universo documental de grandes dimensões, acumulado durante mais de 400 anos de administração da cidade.
Nessa primeira fase, o Guia de Fundos on-line disponibilizará informações sobre seus acervos e coleções particulares, possibilitando um panorama dos conjuntos documentais produzidos e/ou acumulados por personalidades políticas, acadêmicas ou artísticas. Este é só o começo. Outros fundos e coleções serão disponibilizados em breve. Portanto, visite-nos sempre e atualize suas informações sobre este acervo.




Acesse: http://www0.rio.rj.gov.br/arquivo/acervos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário