sexta-feira, 18 de novembro de 2022

‘Gestão de arquivos fotográficos numa perspectiva da arquivística integrada’ será apresentada na COC

Na próxima segunda-feira, 21 de novembro, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe André Malverdes, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que apresentará os resultados da pesquisa ‘Gestão de arquivos fotográficos numa perspectiva da arquivística integrada: o tratamento da informação orgânica no estudo de caso do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo’. O evento acontece às 14h, na sala 308 do Centro de Documentação e História da Saúde (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro).

A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do estágio pós-doutoral realizado pelo Prof. Malverdes no Programa de Pós-graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT) sob supervisão da Profa. Aline Lacerda, que fará a mediação do evento.

O objetivo da pesquisa é analisar a fotografia no que diz respeito à aquisição, produção, classificação, avaliação, conservação, descrição e difusão, tendo como objeto o acervo fotográfico no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Com base nesta análise, a ideia é elaborar propostas que indiquem unificar e normalizar os aspectos formais da fotografia analógica e digital na perspectiva da conservação, dos projetos de digitalização, da descrição e do acesso e difusão do patrimônio fotográfico.

Sobre o palestrante:

Doutor em Ciência da Informação (Unb), mestre em História Social (2007), especialista em História Social do Brasil (2002), licenciado e bacharel em História (2000), e bacharel em Arquivologia (2004), todos pela UFES. Professor do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Fonte: https://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/2294-gestao-de-arquivos-fotograficos-numa-perspectiva-da-arquivistica-integrada-sera-apresentada-na-coc.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário