terça-feira, 7 de abril de 2020

Atividade Projeto Produtos de Arquivo 2020/1


Com uma perspectiva teórica na questão patrimonialista e social assista ao filme “Quanto Vale ou é por quilo?”, de Ségio Bianchi (2005), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZHme5hHEY84

Após assistir o filme responda as seguintes perguntas:

1. Quais são os temas abordados pelo filme?
2. Elabore uma síntese sobre o enredo do filme e sua ficha técnica.
3. Explique o significado do nome do filme para o enredo.
4. Localize a história do filme no tempo e no espaço.
5. Explique a função do documento do Arquivo Nacional no filme e estabeleça relação com o período histórico que o documento trata e seu(us) personagem(ns) histórico(s).
6. Quais conflitos são retratados na história do filme?
7. Qual relação pode ser feita entre o filme e o conteúdo (patrimônio cultural) que estamos aprendendo?
8. Escolha algumas palavras-chave que definam o filme.
9. Qual a mensagem que o filme transmite?
10. Após assistir o filme e saber sobre a sua produção é possível determinar quais interesses, além do entretenimento, contribuíram para a sua criação?

Após responder as questões publique na postagem com seu nome completo até o dia 30 de abril de 2020.

4 comentários:

  1. Ana Luiza Batista de Vargas
    1. Quais são os temas abordados pelo filme?

    O filme narra assuntos importantes como escravidão, uso da imagem como mercadoria, projetos sociais corruptos, a consciência da classe média, entre outros.

    2. Elabore uma síntese sobre o enredo do filme e sua ficha técnica.

    O filme faz um paralelo da escravidão com os dias atuais, enfatizando a permanência dos privilégios brancos. Relata também o uso da imagem dos negros periféricos como mercadoria de imprensa, onde o marketing das empresas se apropriam da realidade do pobre para limpar a imagem. Demonstra também a consciência da classe média aonde se alivia de seus privilégios quando ajuda em projetos sociais, mesmo corruptos em que desviam dinheiro para suas próprias contas fantasma. Pode-se ver também o fato de o branco influenciar diretamente os próprios negros se desunirem aonde o branco promete poder aquisitivo ao negro em troca de perseguição aos seus. Ainda narra também a falta de oportunidade e as motivações que levam os periféricos a entrarem no mundo da ilegalidade.

    3. Explique o significado do nome do filme para o enredo.
    "Quem dá mais ou é por quilo?" Remete a ideia dos negros serem avaliados de alguma forma, seja como força de trabalho, como era na escravidão, seja como peça de marketing, como nos dias atuais. Também remete ao valor da consciência quando usa-se de seu valor aquisitivo para ajudar projetos mesmo que quando beneficiados também.

    4. Localize a história do filme no tempo e no espaço.

    A história se passa na época da escravidão e também nos dias atuais, fazendo um paralelo e uma crítica social a soberania branca na pirâmide de classes.

    5. Explique a função do documento do Arquivo Nacional no filme e estabeleça relação com o período histórico que o documento trata e seu(us) personagem(ns) histórico(s).

    Os documentos são de suma importância para veracidade dos fatos além do resgate desta memória. Sem os documentos a história não poderia ser provada nem tampouco lembrada. Documentos relativos a época da escravidão e livros de alforria são usados na narrativa.

    6. Quais conflitos são retratados na história do filme?

    O filme retrata conflitos de classe, conflitos entre a própria classe e conflitos de consciência.

    7. Qual relação pode ser feita entre o filme e o conteúdo (patrimônio cultural) que estamos aprendendo?

    O filme é um produto do patrimônio cultural arquivado no arquivo nacional. Traz em forma de filme o enrredo a qual se passava a escravidão, encarregado de críticas sociais atuais.

    8. Escolha algumas palavras-chave que definam o filme.
    Escravidão; crítica social; projetos sociais; mercadoria.

    9. Qual a mensagem que o filme transmite?
    O filme nos leva a questionar nossas próprias atitudes, o racismo estrutural, projetos sociais e a desigualdade escancarada. Nos faz refletir em como estamos usando da nossa caridade, se fazemos para limpar a consciência e usar disso para benefício próprio, ou se estamos fazendo pelo próximo.

    10. Após assistir o filme e saber sobre a sua produção é possível determinar quais interesses, além do entretenimento, contribuíram para a sua criação?

    Além do entretenimento o filme é disseminador da informação. Ele leva o arquivo até o público alvo, usa do seu meio de comunicação como ponte pra dar acesso. É um mecanismo mais democrático de comunicação, sua linguagem é simples e usa do audiovisual para melhor entendimento, dessa forma atingindo um maior número de pessoas do que a linguagem academicista. O filme tem interesse crítico acima do entretenimento, levando reflexões a respeito da indústria da imagem e da escravidão e seus resquícios ainda vistos nos dias atuais.

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  2. Luciana de Souza

    1. Quais são os temas abordados pelo filme?
    O filme aborda temas como escravidão, negros como mercadoria (compra e aluguel), projetos sociais corruptos, entre outros.


    2. Elabore uma síntese sobre o enredo do filme e sua ficha técnica.
    O filme faz um paralelo da escravidão com os dias atuais, no caso do filme, abordando sempre o poder dos brancos sobre os negros e pobres.
    Usa a imagem dos negros (crianças) para trabalhar como produto de marketing “social”, passando a falsa imagem de que exercem a responsabilidade social perante a sociedade.
    Aborda ainda a captação indevida de recursos para serem utilizados em projetos de organizações sociais corruptas.
    Também trás a tona, que os brancos/ricos sempre têm mais oportunidades e privilégios, enquanto negros e pobres, ficarão sempre na periferia sujeitos a falta de oportunidades e ao mundo do crime.

    3. Explique o significado do nome do filme para o enredo.
    O filme sugere a idéia de que os negros só podem que ser analisados sob a ótica do trabalho, seja ele pesado, como é narrado na época da escravidão ou como integrante de mazelas sociais utilizados como peça de marketing “social”.


    4. Localize a história do filme no tempo e no espaço.
    A história é baseada na época da escravidão e nos dias atuais e faz um paralelo e os problemas sociais e o poder dos senhores/famílias abastadas.


    5. Explique a função do documento do Arquivo Nacional no filme e estabeleça relação com o período histórico que o documento trata e seu(s) personagem (ns) histórico(s).
    Os documentos utilizados como base para o filme são importantes para o resgate da memória dos fatos ocorridos naquela época, favorecendo a pesquisa, questionamento e entendimento. Sem esses registros, não seria possível o resgate da história de nosso pais, nem tão pouco provar a existência da escravidão.

    6. Quais conflitos são retratados na história do filme?
    São retratados conflitos de classe e de consciência.

    7. Qual relação pode ser feita entre o filme e o conteúdo (patrimônio cultural) que estamos aprendendo?
    O patrimônio cultural abordado pelo filme são as informações contidas nos documentos arquivados no arquivo nacional, que abordam a escravidão.

    8. Escolha algumas palavras-chave que definam o filme.
    Escravidão; crítica social; projetos sociais; hipocrisia.


    9. Qual a mensagem que o filme transmite?
    O filme nos faz refletir sobre a escravidão que ainda hoje vemos na sociedade como racismo, sobre ONGs utilizadas para captar recursos que na verdade não são direcionadas para projetos sociais e sim para satisfazer a ganância de pessoas mal intencionadas.

    10. Após assistir o filme e saber sobre a sua produção é possível determinar quais interesses, além do entretenimento, contribuíram para a sua criação?
    A intenção do filme, foi se utilizar de arquivos históricos para disseminar a informação, trazendo uma abordagem crítica da história do passado com o presente.

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  3. Marcos Antonio Azevedo Simões
    O texto estava além da capacidade da postagem, então vai em link abaixo:
    https://drive.google.com/file/d/13Es4r9nAaUkfYYCdj8aBg-Oo_Ik6Xarm/view?usp=sharing

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  4. LUCY MARA NEVES
    1. Quais são os temas abordados pelo filme?2. Elabore uma síntese sobre o enredo do filme e sua ficha técnica.
    Filme brasileiro (drama) dirigido por Sérgio Bianchi ( também roteirista) em 2005. baseado no conto “Pai Contra Mãe”, de Machado de Assis.
    Temas: desigualdade social, exploração da miséria, preconceito, falsa assistência.
    Traça uma comparação entre o período da escravidão no Brasil e o a existência de ONGs inescrupulosas, que usam a vulnerabilidade social apenas como meio de promoção na Sociedade. Crítica à exploração indiscriminada do homem pelo homem e como a insuficiência de recursos financeiros faz com que uma parcela da população fique suscetível à manipulação e desmandos.

    3. Explique o significado do nome do filme para o enredo.
    A pessoa humana tida através dos tempos como peça a ser comercializada, uma busca incessante pelo lucro. No caso, as pessoas a serem “assistidas” pelas ongs são a moeda de troca para o investimento financeiro nessas iniciativas muitas vezes fraudulentas.
    4. Localize a história do filme no tempo e no espaço.
    Duas fases que se entrelaçam: período da escravidão no Brasil (século XVIII ) e contemporaneidade.
    5. Explique a função do documento do Arquivo Nacional no filme e estabeleça relação com o período histórico que o documento trata e seu(us) personagem(ns) histórico(s).
    Os episódios descritos no filme tem sua base na redação dos documentos consultados no Arquivo Nacional, principalmente os relacionados à escravidão.
    Como exemplo há a passagem da leitura da condenação da “negra alforriada” Joana Maria da Conceição (interpretada por Zezé Mota) culpada por perturbação da ordem em área residencial, por ter tido altercação com um homem branco (interpretado po rAntonio Abujamra) por conta da posse de um escravo. O filme cita que este episódio foi extraído do Arquivo nacional 1799, Rio de Janeiro, Vice reinado, caixa 490.

    6. Quais conflitos são retratados na história do filme?
    O filme todo se passa em um ambiente de tensão social. Num embate entre a exploração da miséria e a tentativa de acesso à cidadania. Banalização da vida, usada apenas para a obtenção de dinheiro ou status.

    7. Qual relação pode ser feita entre o filme e o conteúdo (patrimônio cultural) que estamos aprendendo?
    Os recursos utilizados tanto documentos textuais como audiovisuais fizeram parte do acabou teórico para o filme, contudo se formos extrapolar essa visão, poderíamos dizer que o patrimônio cultural se expande para as pesquisas de histórias orais que foram documentadas e objetos que montaram a história do escravo no Brasil e cuja preservação deve ser valorizada.

    8. Escolha algumas palavras-chave que definam o filme.
    Escravião. Miséria. Ong's. Exploração.
    9. Qual a mensagem que o filme transmite?
    A exploração da miséria humana, nos seus mais variados graus. Uma grande lacuna a ser preenchida para que essa parcela da população atinja os níveis de qualidade de vida adequados, contudo com a cautela de não se cair na armadilha de uma caridade falsa. Pois sendo assim, com maculadas ações, corrompidas na sua gênese, não se romperá o ciclo vicioso de miséria e exploração, apenas há a sua maquiagem para uma versão mais adequada aos dias atuais.

    10. Após assistir o filme e saber sobre a sua produção é possível determinar quais interesses, além do entretenimento, contribuíram para a sua criação?
    O estabelecimento de uma visão crítica social, com reflexão sobre a situação da “assistência social” que pode trazer consigo toda gama de objetivos desonestos.

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