sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Argentina e Uruguai trocarão informações sobre ditaduras


América Latina - Agência Brasil - [Mariana Tokarnia e Renata Giraldi] Os governos da Argentina e do Uruguai acertaram hoje (6) que trocarão informações sobre o período da ditadura em ambos os países. A ideia é que a partir dessas informações sejam investigadas as violações de direitos humanos ocorridas durante os governos militares. A ditadura na Argentina durou de 1976 a 1983 e no Uruguai, de 1973 a 1985.

Os ministros das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, e do Uruguai, Luis Almagro, assinaram memorando de entendimento que possibilita a troca de informações e de documentos.



"A assinatura desse documento reafirma a tradicional predisposição de nosso país de cooperar com o esclarecimento de violações aos direitos humanos relativos aos cidadãos uruguaios, tendo em conta a história compartilhada por ambos países", diz o texto, divulgado pelo governo argentino.
De acordo com os governos do Uruguai e da Argentina, a intenção é que, por meio da revelação de informações sobre os períodos militares, seja construído um futuro baseado "na memória, na verdade e na busca pela justiça".

Um dos períodos mais tensos foi durante a Operação Condor, conhecida no Brasil como Operação Carcará, que envolveu Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Iniciada na década de 60, a ação tinha como objetivo reprimir os opositores a essas ditaduras.

Fonte:  http://www.diarioliberdade.org/america-latina/institucional/33740-argentina-e-uruguai-trocar%C3%A3o-informa%C3%A7%C3%B5es-sobre-ditaduras.html

2 comentários:

  1. Este site é protegido por reCAPTCHA. A Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

    ResponderExcluir
  2. rastrear telegram contas sem consentimento são uma violação de privacidade e podem ter repercussões legais. Respeite os direitos de privacidade dos outros e comunique-se abertamente em vez de usar métodos invasivos.

    ResponderExcluir