quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Exposição sobre Cariacica em Álbuns de Famílias


Resultado de uma pesquisa realizada através da Lei João Bananeira que fomenta e valoriza a identidade e a produção cultural no município de Cariacica, esta exposição apresenta um material pouco conhecido por parte da população: as fotografias formadas pelos arquivos familiares. Os registros fotográficos de natureza política foram até hoje o foco das exposições históricas e de arquivos privados dos homens públicos. Aqui pretendemos justamente o contrário, estaremos expondo os arquivos das pessoas que formaram a cidade que conhecemos possibilitando a percepção de que as minhas memórias junto com as das famílias cariaciquenses formam a nossa história.
O álbum de família vai espelhar uma função importante para o grupo, que é solenizar os grandes momentos da família, a imagem reforça os laços que a unem, como batizados, casamentos, carnavais, passeios, aniversários, vida religiosa, futebol, entre outros. Sabe-se que desde os finais do século XIX a fotografia integra o cotidiano das famílias, cumprindo importante papel na construção de suas representações sociais. Para as gerações que se seguem, as fotos de família cumprem, antes de qualquer coisa, a função de memória e de elo de coesão do grupo familiar.
A exposição conta com 83 imagens selecionadas de famílias que formam a sociedade cariaciquense. Essa seleção baseou-se na especificidade de cada foto, a inclusão das mesmas se justifica pelo contexto nelas representadas e sua relação com o conjunto selecionado. Preocupamo-nos em proporcionar ao espectador a sensação de participar, através das imagens, da vida de cada um dos que nela se encontram registrados. A exposição pretende revelar fragmentos da vida privada e da sociabilidade, bem como, por meio das imagens, estimular a reflexão sobre o rico universo dos arquivos pessoais para a história local.

Amarildo Mendes Lemos
Coordenador do Projeto



GRUPO DE PESQUISA: Acervos pessoais e memória coletiva: organização e tratamento técnico de acervos fotográficos sobre a História do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário